domingo, 2 de março de 2014

REFORMA DE SEIS MESES MUDOU TUDO NO APARTAMENTO CINQUENTÃO

Para acolher um casal, este apartamento teve planta e acabamentos atualizados numa reforma radical.


O endereço cinquentão foi remoçado numa só tacada. Em seis meses de obra, várias paredes do imóvel no bairro dos Jardins vieram abaixo para corrigir falhas na problemas e modernizar o layout, que não tinha passado por mudanças desde a época da construção do prédio, na década de 60. As medidas desproporcionalmente amplas da área de serviço e a existência de uma copa inútil deram margem de manobra para Tomás Zaidan, do Bistrô de Reformas, redesenhar os ambientes de acordo com os desejos dos moradores. “Foi uma transformação severa”, lembra o arquiteto. De original, ficaram só as esquadrias, restauradas. Para deixar o lugar com jeito de casa, a proprietária, uma jornalista, pediu tijolos à vista. Já o marido, um médico, preferiu a modernidade do cimento cru. Coube a Tomás alinhavar essas preferências num visual equilibrado. Tudo para deixar o casal feliz da vida em seu primeiro apartamento.

Portas de correr isolam ou integram sala e quarto

Tijolo + cimento. A mulher queria uma parede bem rústica, o marido, uma mais contemporânea. Erguidas com alvenaria, duas delas receberam tijolos cerâmicos aparentes,assentados com massa de cimento e areia. Outra foi finalizada com Texturatto Especial Concreto (Suvinil), aplicada com desempenadeira em movimentos circulares.

A bancada da pia da cozinha é de nanoglass (Alicante), superfície resistente de cristais de vidro.

Vidro + madeira. A mistura de materiais continua na cozinha. De peroba de demolição, o tampo da bancada e a porta que dá acesso à sala contrastam com o armário planejado (Florense), fechado por painéis de correr de vidro temperado branco.

Revestido com tacos de perobinha, o piso traz rodapés de MDF de 14 cm, pintado com esmalte acetinado branco. Já o teto de gesso foi rebaixado para embutir a iluminação, a fiação e a tubulação do ar-condicionado.

Muito compartimentado e sem nenhuma suíte, o apartamento apresentava sérios problemas: uma área de serviço enorme, uma copa desnecessária e falta de manutenção. Por sorte, a planta era quadrada e permitia nova configuração. Instalações elétrica e hidráulica foram refeitas e quase todas as paredes vieram abaixo. Uma vez corrigida a estrutura, o quarto de empregada foi riscado do mapa. Com o novo desenho também surgiu espaço para a suíte com direito a closet e banheira, além de sala e cozinha mais amplas, lavabo e uma sala de TV fechada por painéis de correr. Área: 160 m². Ano do projeto de reforma: 2010. Conclusão da obra: 2011. Projeto e execução: Tomás Zaidan (coordenador); Sebastien Caron e Heloisa Vivanco (assistentes)/Bistrô de Reformas


Fonte: casa.abril.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário